Se você achou que eu ia falar de um clássico da literatura, está muito enganado! Vamos entrar no mundo dos songbooks! Em "Songbook Antonio Adolfo & Tibério Gaspar", o autor Almir Chediak nos presenteia com um caldeirão musical que mistura textos, partituras e um pouco da história de duas feras da música brasileira que, ao que parece, têm mais talento do que muita gente tem no Instagram.
Para começar, o livro se debruça sobre as parcerias entre Antonio Adolfo, um compositor de mão cheia e pianista que, se fosse um super-herói, seria o Senhor Melodia, e Tibério Gaspar, um letrista que faz com que seus versos pareçam saídos de algum poema guardado nas estrelas. A obra não possui uma sinopse formal, mas, sinceramente, o que mais precisa ser dito? Eles são mestres da música, e este livro é um hino a essa união criativa.
Ao longo do livro, você vai encontrar diversas canções escritas por essa dupla icônica. Prepare-se para uma viagem por melodias que transbordam sentimentos e letras que, ao mesmo tempo, fazem você rir e chorar - ou, quem sabe, chorar de rir! E o melhor: o autor não é avarento; ele nos fornece as partituras. Ou seja, se você sempre teve o desejo secreto de tocar "aquela" música no piano da sua avó, prepare-se para ser o novo Beethoven da família!
Além das partituras, Chediak também se preocupa em dar uma palhinha sobre a vida e a carreira dos dois músicos. Ele explora como eles se conheceram e se uniram, como se fossem dois amantes que, nos idos de 1960, encontraram a combinação perfeita para fazer muita gente dançar - mesmo que a dança dela seja apenas na sala de estar, com um copo de refrigerante.
E a parte mais deliciosa do livro? As análises! O autor destrincha todas aquelas canções como se estivesse fazendo um trabalho escolar. Se você achou que entender música era só sobre acordes e ritmo, pense de novo! Chediak faz você perceber nuances e reinterpretações que podem passar batido por um ouvinte comum. Spoiler: a música tem mais camadas do que você imaginava!
Assim, do começo ao fim, "Songbook Antonio Adolfo & Tibério Gaspar" é um convite para dançar, tocar, e principalmente, sentir. Para quem já ama música ou para aqueles que pensam em despertar o artista que há dentro de si, este livro está mais do que recomendado. E se você não sabe tocar, não se preocupe: só de ter o livro na mesa, você já parece mais culto, e isso sempre conta em uma conversa.
Então, amigos, preparem seus instrumentos e ponham a cabeça no lugar, porque Almir Chediak está aqui para fazer qualquer um descobrir que, sim, a música é uma celebração que merece ser desbravada e, mais importante, compartilhada!