Se você já se pegou olhando para o seu cônjuge com uma expressão que mistura amor e "o que você está fazendo com a minha vida?", é bem-vindo ao clube! Em As quatro estações do casamento, o autor Gary Chapman, conhecido por suas ponderações sobre relacionamentos, vem nos mostrar que o amor é como o clima: às vezes ensolarado, às vezes chuvoso, e, em algumas ocasiões, uma tempestade de areia que provoca mais confusão do que um episódio de telenovela mexicana. Prepare-se para a análise do clima conjugal!
O livro propõe que o casamento pode ser dividido em quatro "estações": Primavera, Verão, Outono e Inverno. Cada estação traz consigo os próprios desafios e alegrias. Vamos, então, fazer uma breve visita a essa montanha-russa emocional chamada casamento.
Primavera: Ah, a primavera! Aqui tudo floresce. Os sentimentos estão a mil, o romantismo está nas nuvens e os dois estão se conhecendo de verdade. Neste estágio, o casal é como um par de pombinhos apaixonados, onde tudo é festa. As flores estão bonitas, os risos ecoam e a vida parece um filminho romântico, com direito a musiquinha de fundo. No entanto, essa fase é só o começo!
Verão: A primavera vai embora e o calor do verão chega com tudo. É o tempo das grandes conversas, dos planos e de um leve superaquecimento nos ânimos. Essa fase é marcada pelo otimismo, mas também pelo surgimento de pequenas irritações. Sabe quando você acha que o outro poderia fazer algo diferente? Isso começa a acontecer, e aquelas meias jogadas no chão podem se transformar em um estopim de briga. Então, atenção!
Outono: E lá vem o outono, trazendo folhas secas e uma leve nostalgia. É o momento em que alguns casais começam a perceber que o amor está mudando. Os conflitos começam a se acumular e a comunicação se torna mais difícil. Neste estágio, a dica de ouro é lembrar que todo outono é precedido pela primavera. Aqui é a hora de limpeza e reflexão, porque cair na rotina é mais fácil que adiar as tarefas da casa.
Inverno: Quando chega o tão temido inverno, muitos casais podem se sentir como se estivessem em uma caverna fria, sem calor humano e com mais brigas do que momentos de tranquilidade. É o periodo de maior crise, com discussões e distanciamento. O terapeuta Gary Chapman alerta: é nessa hora que é preciso ter muito cuidado, porque o frio pode ser letal para os relacionamentos. O truque é acender a chama da comunicação e do amor, mesmo quando a vontade é de se esconder debaixo das cobertas!
O autor também nos presenteia com dicas práticas para enfrentar cada estação, e olha que ele é ótimo em relacionamentos, mas não espere que ele faça mágica! Para isso, exigem-se esforço e dedicação. E não se esqueça: spoiler alert - não existe Manuais do Casamento que funcionem como uma receita de bolo.
No fim das contas, As quatro estações do casamento é uma aula prática sobre como lidar com os altos e baixos do comprometimento amoroso. Se você está pensando em se casar, já sabe: vai precisar de um guarda-chuva e de protetor solar, porque as estações podem mudar a qualquer momento! E lembre-se, o amor é um trabalho em andamento, como uma obra de arte que precisa ser restaurada de tempos em tempos. Portanto, pegue sua espátula e vamos à obra!