Resumo de Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia, de Roberta Malta Saldanha
Embarque em uma deliciosa viagem pelas histórias e lendas da gastronomia com Roberta Malta Saldanha. Descubra curiosidades e tradições fascinantes!
domingo, 17 de novembro de 2024
Prepare-se, querido leitor, para uma viagem deliciosa pelas Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia feitas pela expert em comidinhas e mistérios culinários, Roberta Malta Saldanha. Neste livro, a autora nos brinda com um menu recheado de relatos que vão do engraçado ao bizarro, passando por lendas que, se não fossem verdadeiras, poderiam muito bem aparecer em um episódio de "Os Simpsons".
Para começar, a obra é como um buffet de histórias que se espalham pelas mais diversas culturas e épocas. A autora serve de forma deliciosa curiosidades sobre pratos que talvez você nunca tenha ouvido falar - e se ouviu, provavelmente ficou pensando "quem em sã consciência come isso?". Mas calma, não é preciso ter estômago forte, só um paladar curioso!
Ao longo das páginas, você vai descobrir que a gastronomia é cheia de tradições peculiares. Por exemplo, sabia que certos alimentos já foram usados como moeda? Pois é, em um passado não muito distante, a batata, que atualmente é mais conhecida como o combustível para fritar bons anéis de cebola no sábado à noite, foi considerada uma forma de pagamento! O que será que aconteceu com as calorias, hein?!
E as lendas, meu amigo. Ah! Elas estão por toda parte! Você vai se deparar com a história da pizza (spoiler: não é que ela foi criada na Itália por um gênio da culinária, mas também tem um bocado de gente revendicando a criação dela). Sem contar as tradições de diferentes povos em relação à comida que vão fazer você questionar seus hábitos alimentares. Sinceramente, quem precisa de sushi quando se pode ter um banquete de iguarias de outras partes do mundo? (Brincadeira! Sushi rules).
O livro também explora algumas curiosidades inusitadas e fatos engraçados. Como, por exemplo, a famosa expressão "comer com os olhos", que é, na verdade, mais do que uma frase bonitinha para descrever o prazer visual de um prato bem apresentado. Aliás, se você tem o hábito de tirar fotos dos seus pratos antes de saboreá-los, saiba que está apenas seguindo uma tradição que perdura há séculos! Saldanha, com sua abordagem leve e afiada, transforma a comida em arte.
Prepare-se também para uma reflexão sobre como a gastronomia se entrelaça com a cultura de cada país. Entre um prato e outro, a autora nos leva a contemplar a relevância dos alimentos em rituais e festividades, mostrando que comer vai muito além do simples ato de se alimentar. É quase como se fôssemos seres humanos dedicados a elevar o conceito de "comer" a uma performance!
No fim das contas, Histórias, lendas e curiosidades da gastronomia não é só um livro para quem ama comer (e quem não ama, não é mesmo?). É uma verdadeira ode a tudo que envolve a nossa relação com os alimentos e as histórias que eles carregam. Você vai rir, vai se surpreender e, quem sabe, até se animar a experimentar novos sabores - ou pelo menos se arriscar na cozinha!
Então, apertem os cintos e abram o apetite, porque Saldanha preparou uma refeição literária de dar água na boca! 🍽
Ana Bia
Resumo clássicos e best-sellers com pitadas de humor e leve deboche. Meu objetivo? Transformar grandes obras em resumos fáceis de entender. Entre capítulos e risadas, faço você se sentir expert na próxima roda de conversa literária.