Se você já se perguntou como seria viver na cracolândia de São Paulo, mas com um toque de humor e drama, o livro Ainda estou aqui, de Marcelo Rubens Paiva, é o tipo de tapete mágico que você estava esperando. E só para deixar claro, este livro não te leva a Aladdin, mas sim a um profundo mergulho na vida do autor e as suas crises existenciais, apresentando as nuances de ser um paulista descolado e com um passado digno de novela.
A obra é uma auto-reflexão do autor sobre a dor da perda do pai e como ela influenciou sua vida. Assim, Marcelo nos apresenta um misto de memórias, anedotários e uma pitada de drama em um tom que flerta com o cômico. O ponto de partida é o falecimento de seu pai, um grande drama, mas, ao invés de se enterrar em lágrimas, o autor decide usar isso como combustível para uma narrativa cativante e, por que não, engraçada.
Em Ainda estou aqui, encontramos passagens que misturam a melancolia com o humor ácido típico do autor. Ele não se limita apenas a chorar as pitangas, mas faz questão de mostrar com situações que beiram o absurdo como essa dor se transforma em histórias que merecem ser contadas. O autor nos leva em uma viagem por suas lembranças mais profundas, sempre com uma piada na ponta da língua. #FicaDica: Se não rir, é porque você não está prestando atenção!
Partindo para as aventuras contemporâneas, Marcelo revela o choque entre sua vida de sucesso e a dor intensa que carrega. A história é intercalada com comentários sobre o dia a dia e a cultura pop, trazendo à tona a relação entre a juventude e as tradições familiares. Os relatos sobre as peripécias de sua vida são tão envolventes que você vai se pegar rindo e chorando ao mesmo tempo. Ah, quem nunca?
E aqui vai um spoiler (olha o risco!): a conclusão gira em torno do conceito de que, apesar de todas as tragédias, ainda estamos aqui, precisamos continuar e nos reinventar. E se você acha que a história termina em um tom de tristeza, se enganou: no fim, é quase um "vida que segue" onde o autor busca entender os desdobramentos da sua própria existencia, encontrando um jeito de lidar com a dor e o humor.
Ainda estou aqui é uma autêntica mistura de lágrimas e risadas, um convite a refletir sobre a vida, a morte e, claro, as inevitáveis caretas do dia a dia. Se você busca uma leitura que te faça rir, chorar e refletir sobre a vida, esse livro é uma escolha certeira. Prepare-se para embarcar numa viagem onde a tragédia e a comédia dançam uma valsa romântica e, lembre-se, é sempre bom guardar um lenço (ou cinco) ao seu lado!