Mitologia dos Orixás Africanos História Cultura e Religiosidade
Giovani Martins
RESENHA

Há momentos em que um livro se transforma e passa a ser mais do que páginas e tinta; ele torna-se uma janela para um universo pulsante de vida, história e espiritualidade. "Mitologia dos Orixás Africanos História, Cultura e Religiosidade" de Giovani Martins é uma dessas criações monumentais. Publicado em dezembro de 2017, com suas meras 88 páginas que equivalem a um grito silencioso, esta obra é um resgate visceral da ancestralidade africana, impregnada de simbolismo e sabedoria milenares.
Em cada lenda dos orixás, martela-se uma força visceral que guia a espiritualidade de milhares. Desde a recorrente história de Oxalá criando o mundo em um feixe de luz incandescente, até os mitos de Xangô, com suas tempestades e raios, o livro transborda uma força cósmica. A brilhante capacidade de passar da imaginação ao rito, da abstração ao tangível, faz desse volume um roteiro obrigatorório para os amantes da cultura afro-brasileira e místicos em geral. Há uma urgência na narrativa que TOMA o leitor pela mão - melhor, pelo coração - e o ARRASTA para além da superfície de qualquer crença, direta ao cerne incendiário das raízes culturais africanas.
Não se trata apenas de um livro, mas de uma celebração à resistência e celebração de uma religiosidade que permeia nosso cotidiano de modo escultivo. 🎇 Giovani Martins esculpe uma ponte mística entre o jovem ser afro-brasileiro e suas raízes, revelando que cada um de nós carrega um orixá dentro de si, uma força sombria ou luminosa pronta a ser despertada.
Respire fundo e se prepare para deparar-se com a diversidade, a força e a beleza do candomblé, da santeria e do vodum. Com cada virar de página, há a chancela indiscutível da substância de Exu, Ogum e Iemanjá brilhando através do papel com a vivacidade das histórias contadas à luz das fogueiras ancestrais. Trabalhando com uma pesquisa minuciosa e profundos insights culturais, Martins destrincha e decompõe séculos de saber oral.
Mas seria a obra unânime? Alguns críticos apontam uma narrativa romantizada, afastada das experiências contemporâneas das religiões afro-brasileiras. Outros salientam a falta de referência mais explícita sobre a perseguição e as tensões sociais que permearam - e ainda permeiam - estas práticas religiosas. Entretanto, é precisamente essa dimensão controversa que torna o livro uma faca a cortar para os dois lados: enquanto uns correm ao deleite espiritual, os mais críticos empacam na meticulosidade acadêmica.
Contextualizado no Brasil pós-tudo: pós-abolição, pós-colonialismo, pós-guerra, o livro é uma chamada cruza-mentalidades a um reconhecimento feroz de uma herança que muitos preferem varrer para debaixo do tapete da história. Não deixe que o mundo te prive do êxtase cultural que "Mitologia dos Orixás Africanos História, Cultura e Religiosidade" proporciona.
O que você leva, não é só uma leitura prazerosa. É uma transformação incendiária que virá à medida que a sabedoria dos orixás ecoe em seu dia a dia. É a empatia que emerge do vazio existencial enxergando a dor, a rebeldia e a transcendência da África. E é o espantoso reconhecimento de que há eternidades a se desvendar através de tradições que resistem.
Saia da ignorância que NÓS carregamos por milênios. Você não vai querer perder qualquer detalhe que ressoe dentro das palavras inabaláveis e permanentes deste livro oracular. Se um pedacinho do seu mundo não for rearranjado após essas páginas, aí você pode discordar de mim. Mas antes, permita-se essa descoberta fagulhante e brutalmente emocionada. 🔥
📖 Mitologia dos Orixás Africanos História Cultura e Religiosidade
✍ by Giovani Martins
🧾 88 páginas
2017
E você? O que acha deste livro? Comente!
#mitologia #orixas #africanos #historia #cultura #religiosidade #giovani #martins #GiovaniMartins