Tithe (Vol. 1 Contos de fadas modernos)
Holly Black
RESENHA

No primeiro vislumbre, "Tithe" parece um daqueles contos de fadas inocentes que embalam nossos sonhos juvenis, mas esta obra da mestre-fantasta Holly Black faz a linha tênue entre fantasia e realidade desvanecer de forma brutal. Em questão de páginas, você será arrastado ao mundo de Kaye Fierch, onde a beleza é letal e a magia não perdoa.
Kaye, uma adolescente gótica acostumada a uma vida nomádica e problemática, retorna à sua antiga casa em Nova Jersey e se vê tragada a um universo de feéricos, fadas ancestrais que em nada lembram as figuras etéreas e benevolentes das histórias infantis 🧚?♀️. Aqui, é um mergulho no desconhecido, onde os deslumbrantes e sombrios reinos Seelie e Unseelie travam uma guerra silenciosa e cruel. Kaye, num giro alucinante do destino, descobre ser peça chave nesse intricado jogo político de seres insensíveis à humanidade.
Holly Black desafia as convenções do gênero "fantasia urbana" ao entrelaçar temas de adolescência perturbadora, crises identitárias e horrores velados em meio à magia antiga. Seu texto envolvente é um tapete mágico que nos transporta sem prévio aviso a becos nebulosos, florestas enfeitadas por cartomantes enganosas e vielas onde feéricos conspurcam a inocência. Em poucas palavras, é impossível escapar ileso deste livro.
Num manuscrito que parece transpirar próximo ao seu ombro, Black nos brinda com personagens secundários que são mais do que mero cenário. Corny e Janet, figuras complexas com suas próprias sombras, são tão indispensáveis à trama quanto Kaye. Com promessas de reviravoltas exorbitantes, Holly rende o leitor à tal ponto que este flutua no limiar do pavor e curiosidade.
A dualidade de "Tithe" converge num final explosivo que abala mais que as páginas - sacode a essência do leitor 🌌. É impossível folhear a última página sem sentir um buraco oco de saudade e fome de mais. Não surpreende então, que Holly Black seja considerada a arquimilagrista dos contos modernos, inspiradora nabokoviana de mestres como Neil Gaiman e Cassandra Clare. Imaginar o sangue fervente dos contos de Black desenhando o universo de Gaiman é sentar na primeira fila para um espetáculo dos deuses.
"Tithe" não poupa ninguém; abarca todas as emoções humanas, suspende no baloiço da expectativa e atira você em uma vertigem de emoções. Para alguns, será um despertar tempestuoso; para outros, uma queda no abismo da indiferença perturbadora. No entanto, todos, sem exceção, emergem deste livro diferentes 🗝.
Não perca tempo em devaneios vazios! A palavra está inscrita, o feitiço está lançado, e Tithe está esperando para bagunçar o caleidoscópio da sua alma. Você ousa mergulhar?
📖 Tithe (Vol. 1 Contos de fadas modernos)
✍ by Holly Black
🧾 252 páginas
2022
E você? O que acha deste livro? Comente!
#tithe #vol #contos #fadas #modernos #holly #black #HollyBlack